.

GPRS, EDGE, 3G, 4G - a evolução da comunicação celular!



Dependendo da região e da rede a qual se encontram conectados, os displays dos smartphones exibem uma das quatro siglas: GPRS, EDGE (geralmente representada apenas pela letra "E"), 3G ou 4G. Elas correspondem a diferentes protocolos de comunicação celular - e diferentes velocidades de transmissão. A mais antiga é a GPRS, que significa Serviço de Rádio de Pacote Geral (em inglês, General Packet Radio Service). Dentro dessa tecnologia, a velocidade de transferência de dados gira em torno de 40 Kbps.

Depois do GPRS, a evolução nos trouxe a tecnologia EDGE que, na prática, apenas representou um aumento de velocidade em relação ao GPRS. Dentro da tecnologia EDGE, a velocidade de conexão gira em torno de 128 Kbps.

A primeira real evolução

As velocidades de conexão só começaram a alcançar padrões mais altos a partir da tecnologia 3G, que pode alcançar até 7 Mbps de velocidade (na prática, as velocidades ficam em torno de 1 Mbps no Brasil). Só que quando se fala em 3G, estamos, na verdade, falando de várias tecnologias diferentes. Embaixo do "guarda-chuva" 3G, as operadoras usam diferentes tecnologias e protocolos de transmissão de dados. Os principais são: UMTS, HSPA, HSDPA, HSUPA, W-CDMA, EVDO). Assim, não estranhe se, ao entrar numa rede 3G, o seu celular mostrar uma letra "H" em algum lugar da tela: esses protocolos que começam com "H" estão entre os mais recentes da tecnologia 3G.

Velocidade de verdade 

O padrão 4G já está por aí. E dá para dizer que ele é o primeiro a realmente oferecer velocidades decentes de comunicação de dados. Com o 4G, algumas operadoras já planejam transmitir até mesmo a voz via dados, abandonando os canais tradicionais, e transmitindo a voz de um jeito similar ao que acontece nas ligações do Skype, por exemplo. 

A exemplo do 3G, o 4G também é mais um nome comercial que uma tecnologia propriamente dita. A tecnologia, nesse caso, recebe o nome de LTE (Long Term Evolution) - por isso, pode ser que você veja essas letras no seu visor. No LTE, as velocidades de transmissão de dados podem alcançar até 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload. Na prática, no Brasil, elas têm girado em torno dos 10 Mpbs de download e 4 Mpbs de upload.

Se você também que saber tudo sobre tecnologia, precisa conhecer o Oi Como Faz. Lá você encontra respostas e pode postar suas dúvidas sobre tudo que move o mundo digital. 


Fonte: Olhar Digital
Compartilhar no Google Plus

Sobre: Antonio Junior

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

.
.

REPORTAGENS

.
.
.