.

Vem aí o supercomputador 40 vezes mais rápido que os atuais!


A IARPA, agência de pesquisa de tecnologia de inteligência dos EUA, anunciou parceria com a IBM e outras duas empresas para desenvolver um supercomputador 40 vezes mais rápido do que o padrão atual.

O projeto C3, como está sendo chamado, deve levar cinco anos para se transformar em uma máquina que atinja a velocidade de 1 exaflop de processamento, equivalente a 1.000 petaflops. A título de comparação, o chinês Tianhe-2, um dos computadores mais rápidos do mundo, tem velocidade de 33,86 petaflops.

Para atingir o processamento esperado, o C3 deverá funcionar em baixas temperaturas. 

Quanto mais frio é o computador, maior a condutividade e menor a latência. Trabalhar desta maneira também vai reduzir os custos de operação.

Ainda assim o projeto não sairá barato. Apesar de não ter estimativa de custos divulgada, dá para se ter uma ideia de quanto a agência norte-americana vai gastar: recentemente, em uma tentativa semelhante, o Japão desembolsou US$ 1 bilhão.

Na primeira fase do projeto, os pesquisadores vão desenvolver componentes críticos para a memória, subsistemas lógicos e planejar um protótipo de computador. Se der certo, o projeto vai abrir caminho para uma nova geração de supercomputadores mais eficientes em termos energéticos.  

Fonte: Olhar Digital - Via NextGov e DataCenterKnowledge
Compartilhar no Google Plus

Sobre: Antonio Junior

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

.
.

REPORTAGENS

.
.
.