.

Tutorial - Como utilizar o cartão de memória no Android (Corretamente)!

Podemos passar aplicativos para o cartão de memória para obter mais espaço no nosso Smartphone Android. O processo é simples, mas os principiantes podem ter alguma dificuldade. No seguinte tutorial vamos explicar como fazê-lo. Mas antes de começar é necessário conhecer alguns conceitos, como partição, e contar com a ajuda de alguns aplicativos. Vamos ao processo!
androidpit android microsd 5
Tire o melhor proveito do seu cartão microSD!

Como mover APKs para o cartão SD

Para fazer isso precisamos instalar um aplicativo em nosso Android, por exemplo o ES Explorer. Em seguida baixe os APKs dos aplicativos para o seu computador. Assim que os APKs forem baixados, conecte o seu dispositivo ao computador através de um cabo USB. Copie o arquivo APK do computador para a pasta Downloads (sdcard / downloads) do cartão microSD. Em seguida, acesse o cartão através do ES Explorer, app mencionado acima. Entre na pastaDownloads, selecione o arquivo APK e inicie o processo de instalação do aplicativo que desejar.
Essa é a forma mais simples de instalar aplicativos no nosso smartphone a partir do computador. Mas isso não quer dizer que você salvou o app no cartão de memória. Com efeito, os aplicativos se localizam na memória interna, mas existem formas de transferir o cache e afins para o cartão de memória, fazendo com que os apps continuem funcionando com normalidade e economizando espaço interno do seu Android.

Como salvar aplicativos no cartão SD

Para fazer isso, você precisa de um cartão microSD de até 64 GB e de classe 4, embora o ideal seja de classe 6. O número se refere à velocidade de transferências: quanto mais alto, mais rápida será a transferência. Também precisamos de um programa que vai nos ajudar a fazer uma partição. Mas o que é uma partição? Como seu nome indica, trata-se da divisão que se faz numa unidade física de armazenamento de dados.

Fazendo partições

Recomendo o EASUS Partition Master para realizar a partição do cartão a partir do computador. Você encontra o link para o download do programa digitando seu nome no Google. Existem muitos programas como o Partition Magic ou o Partition Wizard, se não gostar do primeiro.
MiniTool1
Este é o MiniTool Partition Wizard.
O primeiro passo para criar uma partição é conectar o cartão SD ao computador através de um adaptador, de modo a ser reconhecido como MBR. Uma vez que tenha um dos programas mencionados acima, abra-o e apague a partição padrão. Em seguida, clique sobre o espaço não atribuído com o botão direito do mouse e selecione Create Partition. Assim você vai criar as suas partições. Estas têm de ser primárias.
  • SD 2 GB: 1 partição primária FAT32 de 1.5 GB; 1 partição primária FAT32 de 500 MB.
  • SD 4 GB: 1 partição primária FAT32 de 3.2 GB; 1 partição primária FAT32 de 800 MB.
  • SD 8 GB: 1 partição primária FAT32 de 7.2 GB; 1 partição primária FAT32 de 800 MB.
  • SD 16 GB: 1 partição primária FAT32 de 15 GB; 1 partição primáriaFAT32 de 1 GB.
Como você pode ver, tudo depende da capacidade do seu cartão. Basicamente, a primeira partição pode ser com a capacidade que você quiser e do tipo FAT32, se o cartão fôr de classe 4, e do tipo EXT2 se o cartão for de classe 6. A segunda não pode superar 1.4 GB. Uma vez que você tenha o cartão SD dividido, volte a inseri-lo no seu dispositivo e reinicie o mesmo, para que reconheça as novas partições.

Passando aplicativos para o cartão de memória

Por fim, você precisa do aplicativo Link2SD, se tiver permissões de root, ou o App2SD se o seu aparelho não for rooteado. Quando abrir um dos apps, ele irá perguntar de que tipo é a segunda partição. Escolha a opção correta e pronto! Através desses apps você poderá mover a maioria dos apps como quiser. Não recomendo, contudo, transferir launchers, widgets e apps de teclado.
Para mais informações sobre este tema e sobre o uso desses aplicativos, confira o nosso tutorial chamado como aumentar a memória do Android. Nele explicamos também como fazer partições.
Fonte: AndroidPIT
Compartilhar no Google Plus

Sobre: Antonio Junior

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

.
.

REPORTAGENS

.
.
.