.

Descoberta Científica - Cientistas usam lasers para fazer metal repelir totalmente a água!

Alguns pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, desenvolveram um método de fazer metais repelirem de forma forte a água utilizando lasers para gravar nanoestruturas em sua superfície. O resultado é tão incrível que a água, ao entrar em contato com o metal, acaba quicando até ser empurrada para fora da superfície.
Você já pode ter visto materiais repelentes antes, mas até hoje eram usados componentes químicos para alcançar o efeito. Com isso, depois de pouco tempo o efeito se perdia quando o material era removido. O processo descrito pelos pesquisadores é parte intrínseca da superfície e, portanto, é “eterno”.


A ideia por trás das pequenas estruturas desenhadas no metal é imitar propriedades encontradas na natureza, que reduzem o ângulo entre as gotas e a superfície, facilitando que elas rolem para fora. A comparação feita é com a diferença entre jogar uma bola murcha e uma cheia no chão.

Mas e no mundo real, quais seriam suas aplicações? Várias, mas a principal delas é criar superfícies que são mais fáceis de limpar e menos corrosivas, o que poderia ser um diferencial em locais onde a água é escassa.


No entanto, apesar de ser interessante, ele ainda está longe da vida real. Os cientistas levaram uma hora para tratar uma superfície de metal de pouco mais de 6 centímetros quadrados. E o laser utilizado consome uma quantidade absurda de energia, tornando inviável sua aplicação prática até mesmo em médio prazo.

Segundo os pesquisadores, o laser puxa uma energia equivalente a toda a rede elétrica da América do Norte, que só não causa um colapso porque cada pulso de laser dura cerca de 1 femtosegundo (1 segundo dividido por 1 quatrilhão).

Fonte: Olhar Digital

Compartilhar no Google Plus

Sobre: Antonio Junior

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

.
.

REPORTAGENS

.
.
.