.

(Atualizado!) 10 Dicas para deixa seu Computador mais Rápido. Confira!

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas.
Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias. Veja algumas sugestões, baseados em lista publicada pelo Business Insider:


ATUALIZAÇÃO DA MATÉRIA!!!


Para otimizar o desempenho do seu computador, é recomendado desfragmentar o disco rígido do seu computador  mês por mês, ou sempre que for desligado à força. Para fazer isso, abra uma nova janela do Explorer e faça os seguintes passos.
1º - Clicar com o botão direito sobre a unidade “C” do seu computador, e em seguida acesse as suas propriedades;
2º - Em seguida clique sobre a aba Ferramentas e clique em Otimizar. Uma outra janela se abrirá, nela selecione a Unidade C e clique em Otimizar.
 
A desfragmentação do disco rígido será iniciada logo em seguida.


Corrija erros na unidade C
Com o passar dos tempos algumas anomalias podem acontecer com seu computador, como ele desligar sozinho, por exemplo. Isso vai deixando marcas no Windows, que devem ser corrigidas. Para corrigir alguns destes erros, faça o seguinte: 
1º - Na mesma janela da dica anterior (Propriedades > Ferramentas, disco C), ao invés de clicar em otimizar, clique em Verificar, assim como na imagem;

2º - Ao clicar, uma janela se abrirá. Clique em Verificar Unidade.

Limpe erros de registro

Mesmo o Windows tendo várias ferramentas para otimizar o próprio desempenho, algumas destas ferramentas são bastante complicadas de se usar, como limpar o registro do Windows, por exemplo. CCleaner é um programa que irá te ajudar de diversas formas a melhorar o desempenho do seu PC. Para limpar os erros de registro usando o CCleaner, faça o seguinte:
1º - Faça o download do programa (Download), e o instale corretamente. A sua instalação é muito simples, não se preocupe;
2º - Abra ele, e clique na aba Registro. Em seguida, marque todos os checkbox no canto esquerdo, e clique no botão Procurar erros;

3º - A busca por erros começará, e, provavelmente, uma grande lista aparecerá. Quando terminar a busca clique em Consertar erros, e em seguida Corrigir todos os erros selecionados.

Fonte: Site Oficina da Net
 

Continuação da matéria anterior abaixo: 

1 - Execute programas de limpeza com frequência

O CCleaner é um dos melhores programas para realizar essa tarefa, limpando o cache e arquivos temporários de vários aplicativos no seu computador, o que pode fazer uma baita diferença no desempenho.

2 - Remova efeitos visuais desnecessários

Se você usa o Windows 7, deve estar familiarizado com o tema Aero, cheio de transparências. Apesar de bonito, ele consome muitos recursos do computador, e, a longo prazo, pode começar a contribuir para sua lentidão.
Para removê-lo, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione “Personalizar”. Pressione “Cor da janela” e desmarque a opção “Habilitar Transparência”.

3 - Atualize seu antivírus

Sempre existe a chance de algum vírus ou malware estar causando problemas no seu computador. Atualizar seu software de segurança pode colaborar para eliminar a praga e aliviar a carga sobre o seu computador. É recomendável agendar rastreamentos semanais para que novas ameaças sejam detectadas antes de fazer estrago na máquina.

4 - Reduza o número de programas executados logo ao iniciar o PC

Se o processo de inicialização do Windows está demorando muito, pode ser que o número de programas que automaticamente se abrem junto do sistema operacional esteja alto demais.
É possível ajustar isso. Para isso, entre no menu iniciar e procure por “msconfig” na barra de buscas. Execute o programa e entre na aba “Inicialização de programa”, onde haverá uma lista dos softwares que são ativados junto do Windows. Você pode desmarcar aqueles que considerar desnecessários.

IMPORTANTE: Se não souber para que serve qualquer item da lista, não mexa nele. Ele pode ser importante para o Windows, e desativá-lo pode danificar o sistema.

5 - Descubra quais processos estão sugando seu computador

Ao pressionar o atalho Ctrl+Shift+ESC, o Gerenciador de Tarefas do Windows será exibido. Entre na aba “Processos” e veja se há algo utilizando memória RAM demais. Se houver algum item que não deveria estar ali, você pode selecioná-lo e pressionar “Finalizar Processo”. Em casos mais extremos, você pode até mesmo desinstalar o programa.
Se houver algum processo que você desconheça na lista, tente procurar por ele no Google para saber se você pode encerrá-lo ou como desinstalá-lo do seu computador.

6 - Se o problema é o navegador, limpe o cache

Se a navegação está lenta, o problema pode ser no tanto de lixo que o seu navegador acumulou ao longo de anos de uso. Tente entrar nas configurações de seu browser e, normalmente na janela de “Limpar dados de navegação” há a opção para esvaziar o cache.

7 - Reinicie o PC com frequência

Quando sua máquina fica ligada constantemente, alguns programas acabam usando mais memória do que precisam. Reiniciar a máquina soluciona estes problemas que possam estar ocorrendo no plano de fundo da máquina.
Ao reiniciar o PC, também podem ser instaladas novas atualizações que solucionem os problemas que você está tendo com a máquina.

8 - Se nada der certo, reinstale o Windows

A famosa “formatação” permite limpar vírus e zerar todas as configurações do sistema, para que ele volte a funcionar como novo. Lembre-se de fazer backup do que for importante para você antes de fazer isso.
Coloque a mídia de instalação do Windows, reinicie o PC e siga as instruções que aparecem na tela. O processo pode ser bastante demorado. Se não se sentir confiante para fazer isso, procure um técnico ou alguém que possa ajudar.

Ou então coloque a mão no bolso e...

9 - Compre mais memória RAM

Pentes novos de memória RAM não custam muito caro e fazem toda a diferença no desempenho do computador, principalmente com relação a realização de multitarefa. Não é muito difícil instalar um pente novo na máquina.

10 - Troque seu HD por um SSD

Essa solução é um pouco mais cara, porque infelizmente os drives SSD ainda são mais custosos que os discos rígidos comuns, mas faz toda a diferença. A memória flash faz com que tudo seja iniciado com mais agilidade, incluindo o Windows. O processo de inicialização que parecia durar vários minutos pode ser reduzido a alguns segundos.

Fonte: Olhar Digital
Compartilhar no Google Plus

Sobre: Antonio Junior

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

.
.

REPORTAGENS

.
.
.